O que é um Colégio Alumni?

O Colégio Alumni
 


A unidade básica da Alumni é o Colégio, o qual é composto por um Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Diretor Administrativo, além dos Seniores vinculados ao mesmo.


O colégio deve ser a estrutura em que os Seniores devem se apoiar e organizar, no sentido de trabalharem como uma única força, mais efetiva e objetiva.


As reuniões podem ser mensais, isso fica a cargo Colégio, e são exclusivamente administrativas. A criação de um regimento interno pode facilitar quanto às questões de eleição, nomeação e funcionamento.


Vejamos a função de cada cargo de um Colégio:


 


1)    Presidente: é aquele que guia a reunião e representa o Colégio nos Corpos DeMolay e eventos;


2)    Vice-Presidente: substitui o Presidente quando necessário, como nas reuniões em que ele não vá, por exemplo;


3)    Secretário: cuida para que as atas, documentos e o expediente estejam sempre em ordem, bem como a relação de todos os membros que fazem parte do Colégio. É ele quem deve manter contato com o Capítulo na hora de enviar os dados dos Seniores que serão regularizados;


4)    Tesoureiro: mantém o livro-caixa atualizado, recebe a taxa de regularização anual – e mensalidade, se o Colégio tiver – e faz repasses ao Capítulo quando necessário.


 


Cada Colégio pode ainda criar novas comissões ou secretárias, mas isso fica a cargo de cada Colégio, mediante os critérios escolhidos em conjunto com seus membros.


 


Como fundar um Colégio?


 


Para fundação de um Colégio Alumni, é necessário que haja, no mínimo, cinco Seniores DeMolays (inclusive Seniores Maçons) interessados em fundar a associação local, devidamente autorizados pelo Conselho Consultivo do (s) Capítulo (s) a que estejam vinculados. Convém lembrar que o Colégio Alumni não é formado, necessariamente, por membros de um só Capítulo. Em todos os casos, entretanto, os interessados deverão, também, comunicar ao Capítulo a respeito da intenção de fundar o Colégio. Os membros fundadores deverão estar regulares para com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.


Na data marcada para a fundação, os interessados se reunirão, escolhendo, assim, o nome do Colégio e a primeira diretoria, de tudo lavrando-se ata que deverá ser assinada por todos os presentes.


Escolhido o nome e eleita a diretoria, o presidente deverá, então, comunicar os fatos à Associação DeMolay Alumni Minas Gerais, encaminhando a seu secretário cópia da ata de fundação e o formulário de fundação do Colégio, devidamente assinado pelos interessados e pelo presidente do Conselho Consultivo. O envio dos documentos poderá ser feito on line, pelo e-mail alumni@demolaymg.com.br, ou pelo fax (31) 3295-4443.


Caberá, então, à Associação DeMolay Alumni Minas Gerais a expedição da Carta Constitutiva e homologando, assim, a fundação do mesmo. Lembrando que não há taxa para fundação de Colégio ou expedição de Carta Constitutiva.


Funções de um Colégio


 


A função principal de um Colégio Alumni é servir de incentivo para os Seniores DeMolays, que já ultrapassaram a barreira dos 21 anos, deixando, assim, de serem DeMolays ativos, não perderem o contato com seu antigo Capítulo. É, também, função do Colégio dar suporte aos membros ativos do Capítulo, orientando-os em suas atividades, já que a manutenção de antigas lideranças é fundamental para que os jovens líderes sintam-se incentivados a desenvolver suas habilidades e capacidades individuais.


Por outro lado, o Colégio tem por função congregar os Seniores DeMolays, preservando-se, assim, os laços de amizade e história de um Capítulo em seus membros mais antigos.


Um Colégio pode ter como seguintes atividades:


 


1)    Realização de almoços e jantares: é um tipo de atividade que pode ajudar a conseguir recursos para ajudar na regularização de seniores ou até mesmo para ajudar o Capítulo, presenteando os DeMolays ativos com itens ritualísticos (joias, colares, rituais ou capas);


2)    Realização de palestras: uma atividade muito importante, uma vez que por meio dessa atividade um Sênior pode passar seu conhecimento para outros DeMolays;


3)    Festas de confraternização: uma ótima atividade para aproximar os membros do próprio Colégio. Cabe lembrar aqui que esse tipo de atividade também tem que integrar as mulheres (cunhadas) dos seniores;


4)    Campanhas filantrópicas: atividade importantíssima, uma vez que por meio dela nós seniores podemos ajudar pessoas e colocar em prática preceitos e ensinamentos que aprendemos quando DeMolays ativos.
 
Guia para Colégios - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário